TEORIA DA CONTABILIDADE


É sabido que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON em função das necessidades de:

 

1. convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);

 

2. centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);

 

3. representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

 

Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contempla o objetivo da criação do CPC.

 


o CPC tem como objetivo interpretar e publicar seu entendimento acerca dos Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais
o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à produção de normas contábeis específicas e independentes para ada estado brasileiro.
o CPC tem como único objetivo o estudo dos Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais
o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais
o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à descentralização e delegação do seu processo de produção, levando sempre em conta a propagação da divergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

As teorias dos direitos de propriedade analisam essencialmente a participação do indivíduo na empresa. Cada uma das diversas teorias interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados. Em geral, mostram alternativas para reportar os elementos que compõem o Patrimônio Líquido, os quais estão intrinsecamente relacionados à mensuração dos ativos e passivos.  Nesse sentido, de acordo com a teoria da entidade, é correto afirmar que:


a entidade empresarial confunde-se com os negócios e outros interesses pessoais dos proprietários.
os direitos dos sócios, em caso de liquidação, são os de proprietários de ativos específicos.
o lucro líquido é o lucro dos sócios, a exemplo da teoria da propriedade.
a equação que melhor caracteriza a estrutura patrimonial é ativo = passivo + patrimônio líquido.
sua relevância para a consolidação das demonstrações decorre da concepção que prioriza a entidade jurídica, e não a econômica.

O estudo da teoria contábil é de grande relevância não somente para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional é diretamente ligada à contabilidade aplicada. A razão dessa importância consiste no fato de que o fundamento, a base, o arcabouço de sustentação das práticas contábeis encontra-se justamente na teoria da contabilidade.  Uma das principais bases para o estudo da contabilidade é a definição correta das definições dos elementos contábeis sendo eles:  ativo, passivo e patrimônio líquido. De acordo com nossos estudos, analise as opções abaixo e em seguida aponte a INCORRETA:


Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade.
Muitos ativos estão ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, entretanto, o direito de propriedade não é essencial
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo.

Relatórios contábil-financeiros de propósito geral fornecem informação acerca da posição patrimonial e financeira da entidade que reporta a informação, a qual representa informação sobre os recursos econômicos da entidade e reivindicações contra a entidade que reporta a informação. Eles são baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos. A Estrutura Conceitual, trazida pelo Pronunciamento Contábil CPC/NBC TG 00 estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos.

 

Diante do exposto, assinale a alternativa que contenha o objetivo do Pronunciamento Contábil CPC/NBC TG 00:


Servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis exclusivamente das entidades prestadoras de serviço.
Servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis das entidades comerciais, industriais e outras de negócios e para a elaboração de outros relatórios.
Servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis exclusivamente das entidades industriais.
Servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis de entidades exclusivamente comerciais.
Servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados exclusivamente na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, na preparação e utilização das demonstrações contábeis das entidades comerciais, industriais e outras de negócios e para a elaboração de outros relatórios.

As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.

Relacione as escolas abaixo com as suas respectivas características e em seguida assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

 

1 - Personalismo

2 - Reditualismo

3 - Neopatrimonialismo

4 - Controlismo

5 - Aziendalismo

 

(  ) Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)

(  ) Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)

(  ) Defendiam que o objeto de estudo da contabilidade era o resultado (lucro ou prejuízo).

(  ) Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação

(  ) Concentra-se em obter a filosofia do fenômeno patrimonial.

 


5, 4, 3, 2, 1
1, 3, 4, 5, 2
1, 2 ,3, 4, 5
4, 1, 2, 5, 3
5, 4, 2, 3, 1

O Pronunciamento Técnico PME relata que o objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informações sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e os fluxos de caixa da entidade. Estes dados devem ser úteis para a tomada de decisão por vasta gama de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação. Entre as características qualitativas de melhoria, a comparabilidade está entre as que os analistas de demonstrações contábeis mais buscam. Dessa forma, pode-se definir pela estrutura conceitual contábil que comparabilidade é a característica que:


utiliza os mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades.
permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles nas Demonstrações Contábeis.
garante que usuários diferentes concluam de forma completa e igual, quanto à condição econômica e financeira da empresa, sendo levados a um completo acordo.
considera a uniformidade na aplicação dos procedimentos e normas contábeis, onde, para se obter a comparabilidade, as entidades precisam adotar os mesmos métodos de apuração e cálculo.
estabelece procedimentos para a padronização dos métodos e processos aplicados em demonstrações contábeis de mesmo segmento.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON em função das necessidades de convergência internacional das normas contábeis, centralização na emissão de normas dessa natureza, representação e processo democrático na produção dessas informações.

 

Neste contexto, quais são os produtos do CPC?


Pronunciamentos técnicos, orientações e demonstrações contábeis das empresas públicas brasileiras.


Pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações acerca exclusivamente das empresas públicas brasileiras.


Pronunciamentos técnicos, orientações e demonstrações contábeis das empresas privadas.


Pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações.


Pronunciamentos técnicos, atendimento individuais e presenciais ao contadores e interpretações gerais.

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil identificam os tipos de informação mais úteis para investidores, credores, existentes e em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade que reporta com base na informação contida nas suas demonstrações financeiras.  Com base nas características qualitativas da informação contábil, selecione dentre as  cinco assertivas abaixo apenas a que expressa a informação correta.


Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho da entidade são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.


Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira da entidade são as receitas e as despesas.


As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade, continuidade e comparabilidade.


As normas contábeis chamam de “elementos das demonstrações contábeis” as classes em que são retratados os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, de acordo com as suas características econômicas.


A demonstração das mutações na posição financeira não reflete os elementos da Demonstração do Resultado, mas as mutações nos elementos do balanço patrimonial

Quanto características qualitativas fundamentais da contabilidade, o valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil-financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações:


auxiliam os usuários a melhorarem os processos utilizados para fazer tais predições em projeções orçamentárias.


podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.


geram informações para melhoria de processos a serem utilizados a elaboração das demonstrações financeiras.


corrigem e melhoram os processos que foram utilizados pra fazer tais predições.


contribuem com informações para melhoria de processos a serem utilizados na elaboração das demonstrações financeiras.

A Contabilidade é a ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no  conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades. Através dela é fornecido o máximo de informações uteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, interpretando, registrando e controlando os haveres da empresa. Sendo assim, é correto afirmar que o objeto de estudo da contabilidade é/são:


os investidores


é a representatividade econômica, financeira e qualitativa das informações contábeis


o patrimônio das entidades.


o arcabouço de informações a investidores, governo e credores diversos.


as normas contábeis atribuídas pelo Tribunal de Contas da União.

Páginas: 12345678910
1112